top of page

Conversa com Limón

  • Foto do escritor: Ana Maria
    Ana Maria
  • 11 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

O projeto de pesquisa, no qual  pretendo estudar, caminha no sentido de reconhecimento e valorização das plantas medicinais, assim como o milho.

Entendo que a tradição oral e agroecologia caminham no sentido ancestral e projetam-se para o futuro. Como o pássaro Adibkra Sankofa.


ree

Cada vez mais temos visto a necessidade de contar outras histórias e  valorizar os saberes dos povos tradicionais indígenas africanos que habitavam esta terra, também conhecida como Abya Yala, Pindorama..


Nesse sentido, a proposta a ser dissertada e vivida versa sobre políticas públicas pensada para esse grupo social e, para isso, se faz um comparativo com o Brasil e México.


ree

Além disso, o acompanhamento das narrativas sociológicas e antropológicas dos Mestres e Mestras do Saber ancestral com suas tradições. 

Para, na sequência, o aporte teórico prático da produção de medicamentos de alto valor medicinal. 


Gostaria também de solicitar aos centro de pesquisas a análise dos produtos.  Sendo assim, será possível atestar observando a eficácia do mesmo para o tratamento a que se destina. 


Penso em  fazer  o mapeamento regional dos Mestres e Mestres produzindo livretos e buscando realizar encontros para promoção difusão e divulgação das plantas medicinais com os seus protocolos devidos. 


Além disso, o meu interesse está em somar nas pesquisas que já vem sendo desenvolvidas procurando entender o que é preciso para adentrar a este meio acadêmico e desenvolver uma pesquisa que tenha importância ao povo e à ciência ancestral. 

Seja para academia, seja para o povo, caminho com essa perspectiva de apoio e construção na jornadas que vocês já vem promovendo somando aos estudos já realizados podemos fazer esse recorte dentro das Comunidades Tradicionais dos Altos de Chapas bem como da comunidades urbanas. 



Ana Maria se desenvolvendo pragmaticamente.


 
 
 

Comentários


bottom of page