top of page
  • Foto do escritorAna Maria

Somos Erveiras de Quintais

Atualizado: 2 de nov. de 2023



Uma gente simples, numa roda simples, num dia simples porém incomum.

Sair de casa, um ato revolucionário, disse uma de nós!

Quem, nos dias de hoje, tem esse privilégio de compartilhar e ofertar seu saber ao próximo gratuitamente?



Verdeiras guardiãs das sementes, trazem no corpo e nas rugas o conhecimento que foi passado, de Mãe pra filha, de avó pra neta ou do vizinho, vizinha que se tratava naturalmente desde sempre.



Assim aprendeu-se a cuidar da saúde, com banhos, rezos, simpatias, xaropes, emplastros, tinturas.



As sete maravilhas, pomadas milagrosas e outras tecnologias são passadas oralmente e principalmente vividas experienciando.



Ali, eu! Pequena aprendiz com a cabeça cheia de esperança, recebo de uma irmã mais velha que a experiência tem seu lugar. E é aqui que queremos estar. Somos Erveiras de Quintais!



Na roda, a partilha de quem se é: o que se faz, sem julgamento! Tomo meus chás e tenho minha hortinha de quintal.



Para saber quem somos, basta entrar em seu quintal e observar seu Jardim Medicinal. Cada plantinha com um propósito, cada tintura para um fim e a simplicidade de quem tem saúde e contato com a natureza.

Dodoca, Neusinha, Luzia, Patrícia, Marcinha, Suzana, Seu Paulo e tantos outros guardiões da memória. Como se aprende?

Estando em roda!

Perguntando o nome, pra que serve, como se propaga, se gosta de água e por aí vai… Se tornar íntima das plantas requer seu tempo e, a cada dia, aprendemos mais.



A Rede Fitovida chegou na minha vida no ano de 2022. Esse ano, ela completa 23 anos de rodas de partilha, valorização do saber e trocas de mudas.

Valorizando as plantas medicinais, as Pancs (Plantas Alimentícias não-convencionais ou com Luiza Borba nos ensina: matos de comer) e nossa natureza exuberante! Cada um de nós, igualmente sementes prontas para propagar o bem!



Ainda nesse ano está previsto uma visita à horta comunitária da Granja Spinelli e uma visita à rezadeira Dona Joana para partilha de suas simpatias e rezos.

Seguimos semeando!



As fotografias aqui postadas foram tiradas no Encontro da Rede FitoVida que aconteceu dia 2 de setembro de 2023 no CEFET de Nova Friburgo. Elas são dos participantes da oficina e minhas. Peço licença para divulgar nesse espaço que me é acolhedor!




253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page