A proposta de vida de Peter Rosset
- Ana Maria
- 12 de mai.
- 2 min de leitura

Ativista dos movimentos campesinos e sociais da América Latina, Peter Rosset jubila e encerra sua trajetória no colegiado da Fronteira Sul.
Ao mesmo tempo que permanece vivo na memória e na história das lutas campesinas por todo o mundo, em conversa com ele, o mesmo me diz que tem uma agenda repleta de viagem e ações pelo planetas após sua aposentadoria.
Peter segue estimulando com que mais educadores, pesquisadores e pessoas ao redor do mundo possam seguir a transformação social que tanto buscamos.
Em sua perspectiva metodológica, o trabalho campesino a campesino é capaz de mobilizar e realizar profundos câmbios nas relações humanas e naturais. É um momento de muita emoção para mim estar novamente no ambiente acadêmico, ouvindo das trajetórias de pessoas que seguem pautando a agroecologia, e campesinato, o reconhecimento das lutas de base, o fortalecimento da pesquisa e da valorização dessas jóias de nossa sociedade.
Ouço mais intimamente sobre o movimento zapatista, o movimento sandinista, a Via Campesina e sobre o Movimento dos Sem Terra (MST).
Percebo que o bem comum está no desejo dos movimentos sociais de base pautarem suas próprias lutas políticas, sociais, culturais e ambientais. Ao mesmo tempo que escuto a dimensão de agroecologias, como múltiplas raízes de uma mesma árvore.
Agradeço também por poder acompanhar uma pessoa que segue em outras missões, mesmo após a sua aposentadoria.
Desejo Axé, caminhos abertos e muita água de coco, muito desfrute com a companheira e com tantos companheiros que a vida oferece a Peter.
Consciente que somos do processo da natureza, percebo Peter como um dente de leão, planta essa que espalha suas sementes ao sabor do vento. Desejo que mais e mais pessoas possam conhecer da biografia e da história de vida desse mestre que, neste momento, segue para outros encantamentos. É uma verdadeira oportunidade poder estar ao vivo e perceber que eu acesso um pouco dessa consciência de que, sim, a melhor maneira de atuar é um brado ombro a ombro e isso requer dedicação como quem cuida da natureza.

Comments